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Formada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (2010) pela Anhanguera Educacional. Cursando:Psicologia e Pós-Graduação em Metodologias e Gestão para Educação a Distância.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Rendimentos da EAD

      A qualidade em educação tende a destacar a eficiência, a eficácia, a efetividade e a relevância na educação. Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, foram formulados decretos, portarias e resoluções para a prática da EAD para obter a mesma qualidade que o ensino presencial. Para a melhoria desses cursos foram criados, em 1998, indicativos para uma boa qualidade nos cursos oferecidos, orientando sobre tecnologia, materiais didáticos, qualidade dos tutores enfatizando na transmissão do conhecimento, em pesquisas englobando a sociedade neste contexto.
     Para obter autonomia dos estudantes de EAD e consequentemente o sucesso dos mesmos, é necessário que o curso ofereça uma linguagem dialógica de fácil compreensão oferecendo mais opções de aprendizagem, instigando o aluno a ter um senso mais crítico e permitindo ampliar seus conhecimentos. Também, disponibilizar tecnologias, como mídia web, para garantir a interação e pesquisas nos AVAS (Ambiente Virtual de Aprendizagem), ter uma boa infraestrutura física, bibliotecas virtuais amplas, criação de vínculos e intercâmbios entre seus participantes, permitindo uma junção de flexibilidade para adquirir mais criatividade.
      A avaliação pode ser vista através de dois pontos: investigação e intervenção. A investigação cria base para a prática da avaliação, formula hábitos e experiências (avaliação da aprendizagem) tendo como consequência a intervenção. Também, possibilita a compreensão do estado, qualificando o que está acontecendo, permitindo criar uma intervenção adequada, produzindo meios técnicos que sejam mais eficientes e adequados. Nos cursos EAD, as avaliações presenciais são exigidas e terão mais peso que as atividades feitas nos AVAS. Com essa preocupação, a avaliação deve promover competências cognitivas, habilidades e atitudes, assim acompanhando o grau de dificuldades e compreensão dos alunos.
     Através do SINAES, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é possível avaliar a instituição que oferece EAD. Este método busca uma visão ampla de todos os envolvidos: estudantes, tutores e administração do curso, buscando a melhoria na qualidade nos cursos. Engloba a aprendizagem dos estudantes, os materiais oferecidos pela instituição, tutores qualificados, ambientes virtuais com tecnologias avançadas, bibliotecas virtuais e nos pólos presenciais, disponibilização de avaliações internas. Com isso, é possível relatar a realidade, buscando sempre a melhoria dos cursos oferecidos.







Referências

  1. ROESLER, J. Os parâmetros legais para uma educação a distância de qualidade.
  2. BLOIS, M. A Educação a Distância no Brasil – Algumas considerações sobre critérios de qualidade. Disponível em: http://investigacion.ilce.edu.mx/tyce/41/art5.pdf. Acessado em:12/10/2011 
  3. RODRIGUES, R. S.; BARCIA, R. M. Modelos de Educação a Distância.   Disponível em:      http://www.diaadia.pr.gov.br/ead/arquivos/File/Textos/Rosangela.doc. Acessado em:15/10/2011
  4. LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem. Disponível em:     http://www.youtube.com/watch?v=slL3EW7ntAE&feature=related. Acessado em:15/10/2011
  5. GALDINO, M. N. D. A autoavaliação institucional no ensino superior como instrumento de gestão.     Disponível em: http://www.unigranrio.br/unidades_adm/cpa/downloads/                         autoav-   inst-ensinosup-instr-gestao-mary-galdino.pdf> Acessado em: 22/10/2011
  6. RICARDO, Eleonora Jorge. Educação Corporativa e Educação a Distância.
  7. DAVOK, Delsi Fries. Qualidade em Educação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v12n3/a07v12n3.pdf. Acessado em 22/10/2011
  8. SINAES. http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes. Acessado em: 23/120110
  9. Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e aprendizagem Disponível em:           http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/revistas/tecsoc/rev08/05_ensino_distancia.pdf

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